O contrato social serve para disciplinar o convívio dos sócios, a estrutura e a forma de funcionamento da empresa

As cláusulas especiais no contrato social da holding familiar dependerá de uma conversa com a família procurando saber de seus anseios.com relação ao patrimônio definida as redação das cláusulas obrigatórias do contrato social, o patriarca com os familiares, junto com seus entes familiares discutirão quais cláusulas especiais melhor atendem à realidade da família.

Assim, se você pretende constituir uma holding ou gostaria de adequar o contrato social já existente, você deverá procurar uma equipe multidisciplinar que atue nesse segmento.

                                    

                                               Cláusulas especiais de uma holding

 

Cláusulas especiais são aquelas não obrigatórias, apesar de muito recomendáveis no contrato social.

Estas cláusulas não são comuns nos contratos sociais, entretanto, são importantes e devem ser bem analisadas;

 

As cláusulas especiais servem para trazer maior proteção para a holding familiar. Quando a família decide criar uma holding, sobretudo, está o desejo de proteger o patrimônio, fugir do inventário e pagamento de impostos, e, além disso, evitar conflitos familiares. Tais situações, além de outras que serão aqui tratadas, precisam ser consideradas no contrato social.

O fato de a família ter decidido criar uma holding já um avanço pois, cerca de 70% dos negócios familiares não passam da primeira para a segunda geração, pois os conflitos na maioria das vezes se instalam levando o patrimônio ao caos. As principais cláusulas que devem constar no contrato em consonância com os interesses de cada família, são Incomunicabilidade e impenhorabilidade, entre outras. O elenco das garantias é grande. Formalizar seu planejamento patrimonial na atualidade pode ser a única válvula de escape para que o seu patrimônio não perca soma razoável de tributação e com isso o falecimento do império criado pelo esforço comum dos patriarcas.